Considerando a busca mais intensa da comunidade internacional por alternativas aos combustíveis fósseis, como também o desenvolvimento por diversas empresas de novos biocombustíveis, o objetivo principal desta pesquisa é identificar e analisar as estratégias que estão sendo tomadas pelos produtores locais de etanol para disputar o mercado externo e aproveitar vantagens competitivas conquistadas nas últimas três décadas. A abrangência atual do estudo cobre o produtores da região de Bebedouro, mas se pretende expandir o estudo ao menos para todo o Estado de São Paulo. A pesquisa tem como justificativa a importância econômica que a produção de cana e etanol tem para o Brasil e para a região de Bebedouro, assim como o interesse no entendimento do processo de substituição do petróleo. Com as exportações brasileiras de etanol batendo recordes e o advento de biocombustíveis de segunda e terceira geração, potencialmente mais limpos, é importante construir cenários sobre a inserção das empresas da região nessa nova fase.

Marco teórico: a) o trabalho de Michael Porter sobre estratégias empresariais. b) a literatura da área da economia neo-schumpeteriana sobre mudanças de regime tecnológico e meio ambiente, c) o modelo das competências centrais (core competences) e diversificação de produto.

Metodologia: coleta de dados econômicos, revisão de estudos setoriais, análise de patentes e entrevistas com produtores locais, análise estatística de clusters.

Impactos Esperados:

– Contribuir com conhecimento novo para as áreas de Economia Industrial (Mudança Tecnológica) e Administração de Empresas (Estratégias Competitivas) através de uma ou duas publicações.

– Subsidiar tomadores de decisão em nível governamental e privado.

– Criar competências e parcerias para dar base a pesquisas futuras sobre estratégias em biocombustíveis.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s