Ligados à FEA-USP e ao Markestrat (Ribeirão Preto),  os dois autores dessa obra possuem um grande conhecimento sistematizado e estratégico sobre o agronegócio da cana. Assim que lido de forma completa, este livro será comentado aqui.

Link para a compra na Paraler

Release da editora: Pesquisadores da USP lançam obra sobre as estratégias do setor sucroenergético no Brasil

Muitos sistemas agroindustriais recebem admiração, mas a cana é especial, pela sua história, o beneficio que trás para o Brasil, a liderança mundial e por ver o desenvolvimento das regiões produtoras. A competitividade do Brasil na produção de açúcar e etanol é ponto pacífico. Sua manutenção, contudo, depende de planejamento.

O professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP em Ribeirão Preto, Marcos Fava Neves, coordenador do grupo de pesquisa Markestrat (Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia, e seu pesquisador assistente, Marco Antonio Conejero, doutorando em Administração pela FEA/USP, conseguiram a partir das notas de aula da disciplina de graduação “Planejamento de Sistemas Agroindustriais Sustentáveis” sintetizar os desafios e oportunidades vivenciadas por essa complexa cadeia produtiva em um livro. Dos rascunhos ao livro foram 2 anos de muita pesquisa e dedicação, revisando os trabalhos de personalidades do setor como Roberto Rodrigues, Francisco Graziano Neto, Marcos S. Jank, Jacques Marcovitch, Jose Goldemberg, Carlos E.F. Vian, Marcia Azanha D. de Moraes, Isaías Macedo, Plínio Nastari, Luiz Carlos (Caio) Carvalho, Walter Belik, Decio Zylbersztajn, André Nassar, Suani Coelho, Luiz Fernando Paulillo, Pery Shikida, Heloisa Burnquist, Manoel Regis Lima Verde Leal, Andre Ricardo Alcarde entre outros. Além disso, procurou-se debater algumas idéias, a partir do trabalho dos autores em mais de 10 projetos no setor, visando os “caminhos para a cana”. Elas vêm sendo divulgadas há tempos. Algumas já vêm sendo implementadas, seja pelas organizações existentes como a UNICA, ou por Governo e outros.

O livro está organizado em 10 capítulos. Começa por falar da produção de cana, seus desafios (cap. 1), depois segue para explicar como se dão as transações mais importantes do setor, que são as de compra de cana (cap. 2). Na sequencia, fala-se da indústria, seus movimentos, estratégias de crescimento e diversificação, internacionalização (cap. 3). Dedica alguns capítulos a falar dos negócios do açúcar (cap. 4), dos negócios internacionais do etanol (cap. 5), dos negócios nacionais do etanol (cap. 6), dos negócios da bioeletricidade (cap. 7), da agenda socioambiental da cana (cap. 8), da indústria do etanol nos EUA (cap. 9). O capítulo 10 se ocupa de apresentar um plano estratégico ao setor de cana. A obra traz prefácios do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, do atual presidente da Única, Marcos S. Jank, do atual secretario do meio-ambiente do Estado de S. Paulo, Xico Graziano, e do atual presidente da Copercana/CanaOeste, Manuel Ortolan. Além disso, tem o pósfacio escrito pela renomada professora da Esalq/USP e referência no setor, Márcia Azanha de Moraes. Algumas organizações, como Basf (agroquímicos), Multiplus (empresa de eventos, organizadora da maior feira do setor, FENASUCRO), Zilor Energia e Alimentos (importante grupo do setor sucroenergético) e Copercitrus (importante cooperativa agrícola do Brasil), já garantiram uma tiragem mínima da 1º. edição. Com isso, 1700 unidades já foram vendidas antes mesmo do livro chegar às livrarias de todo o Brasil. O apoio institucional fica a FEARP/USP, FUNDACE, MARKESTRAT, PENSA, PAA-FAUBA (Argentina), PECEGE/ESALQ/USP.

Em síntese, o livro traz uma visão prática e objetiva da cadeia produtiva da cana-de-açúcar à luz de conceitos teóricos clássicos como agribusiness, sistemas agroindustriais, cadeia de suprimentos, canais de distribuição, ações coletivas, estratégia, planejamento e networks. A proposta é que o esforço de planejamento do setor vise a sua sustentabilidade, para que o Brasil fique cada vez mais competitivo e numa confortável posição em suprimento energético para o mundo. Num momento onde o mundo precisa de água, de alimento, de energia, a cana, sem sombra de dúvida, é uma resposta principalmente brasileira, para ajudar a suprir estas necessidades.O livro “Estratégias para Cana no Brasil: Um Negócio Classe Mundial”, dos autores Marcos Fava Neves e Marco Antonio Conejero, com 288 páginas, pela Editora Atlas, ao preço de R$ 51,00, tem o seu lançamento no dia 17 de dezembro, a partir das 18 hs, na Livraria ParaLer, do Ribeirao Shopping. Compras corporativas podem ser feitas diretamente na Editora Atlas, com a Sra. Miriam S. F. Rodrigues, pelo Tel.: (16) 3977-6060 ou pelo email: vendas.rp@editora-atlas.com.br .

Anúncios